Fabio Paiva Reis

Criador de Conteúdo

Sou um historiador, um professor com doutorado e anos de experiência na criação de conteúdo para as áreas acadêmicas e de marketing, incluindo livros, artigos para web e posts em mídias sociais. Eu gosto de fazer as coisas acontecerem e de liderar pequenas equipes por influência para alcançar grande sucesso. Eu criei o Spirito Sancto, um projeto que torna a História mais acessível e uma editora para historiadores e autores independentes. Eu também sou escritor, com um romance premiado chamado Beije-me em Barcelona e vários livros de História.

Biografia

Fabio Paiva Reis nasceu em 3 de fevereiro de 1986 e é historiador, doutor pela Universidade do Minho, em Portugal.

Natural de Vitória, capital do Espírito Santo, concluiu a licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2008, mudando-se para São Paulo em seguida, onde fez o Mestrado em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dias depois de defender sua dissertação, em 2011, iniciou o doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, na área de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, que defendeu com nota máxima em 2017.

Voltando para o Brasil em meados de 2013, começou a se dedicar a projetos pessoais. Iniciou pesquisas para um projeto de documentos históricos do Espírito Santo e também para a escrita de seu primeiro romance.

Meus projetos pessoais foram colocados em prática efetivamente em 2016. No site do Spirito Sancto, eu compartilho documentos históricos capixabas, comentados em meu canal no Youtube. Beije-me em Barcelona, meu primeiro romance, é semi-autobiográfico e conta a história de um jovem que luta contra seus problemas quando se descobre apaixonado por sua ex-namorada. Ambos os projetos foram selecionados e premiados nos editais do Funcultura 2016 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

Profissionalmente, comecei minha carreira ainda em 2006, quando entrei para o time do Projeto Visitar, da Prefeitura de Vitória em conjunto com o Instituto Goia. Lá, após um período de estágio, tornei-me supervisor do projeto, ajudando nosso time na criação de diversos materiais relacionados ao centro histórico da cidade, incluindo a publicação de livros, preparação de documentários e instalação das placas de sinalização turística de Vitória.

Após 2009, trabalhei em diferentes escolas de inglês, desenvolvendo minhas habilidades na língua inglesa, como professor e também na criação de conteúdos, o que seria importante para mim a partir de 2014 quando, de volta ao Brasil, comecei a trabalhar na maior empresa de coaching profissional do país, criando conteúdo em inglês e português para artigos científicos e de divulgação, além de preparar e atualizar treinamentos e cursos voltados para áreas afins.

Após uma temporada como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, mudei-me para Belo Horizonte, onde aceitei o convite para integrar o time da WAY American School, uma escola americana que oferece programas de High School em parceria com escolas brasileiras.

Hoje, trabalho como professor, ministrando aulas de diferentes disciplinas em inglês, utilizando a metodologia de Aprendizado Baseado em Evidências, além de integrar o time de Marketing, colaborando com a criação de conteúdo para sites e redes sociais relacionado a educação.