Se há alguma fácil referência arquitetônica na Cidade Alta, esta, sem dúvida, é a Catedral Metropolitana. Sem querer desmerecer os demais monumentos que compõem a cena no Centro Histórico de Vitória, ela é uma das atrações principais. Com sua história de certa forma iniciada em 1551, no corpo de outra igreja, a Catedral chama a atenção por sua imponência e beleza inspiradas no estilo gótico. Levou cinco décadas para ser erguida, emoldurada por vitrais majestosos que caracterizam a maior e mais recente edificação católica do Centro Histórico da capital.
Resultado do trabalho de pesquisa do Projeto Visitar – Prefeitura de Vitória/Secretaria Municipal de Turismo – Vitória em Monumentos é uma coleção de grande relevância para a historiografia capixaba, apresentando as origens da antiga vila, cujo desenvolvimento para o atual patamar de metrópole não pode ser pensado sem uma singular percepção histórica acerca de suas mais antigas edificações.
Desta forma é com muito orgulho que o Projeto Visitar apresenta o resultado de intenso fomento a pesquisas documentais, sendo Vitória em Monumentos a primeira expressão de um gratificantes trabalho de estímulo à valorização da cultura, memória e folclore capixabas.