A Lenda do Lagarto Azul
15/01/2021

Historiadores criam podcast para falar da História Capixaba

Copywriting

Sobre

 

Release criado para divulgação do podcast História Capixaba, uma produção que entrevista historiadores especialistas na história do Espírito Santo.

O release original deu abertura para entrevista mais longa que foi publicada online e pode ser vista no screenshot abaixo.

Ver Screenshot

Texto Completo

Um programa que traz curiosidades da história do Espírito Santo através de conversas descontraídas com pesquisadores e historiadores especialistas no assunto. Esse foi o objetivo de Fabio Reis e Ricardo Nespoli ao criarem o podcast História Capixaba, disponível nas principais plataformas digitais.

Os dois apresentadores do programa são amigos de longa data e têm seus motivos para investir no assunto. Fabio é doutor em História e especialista em Espírito Santo colonial e Ricardo é graduando no curso, além de produzir diversos outros podcasts. Juntos, perceberam que faltava um espaço na internet para falar da história do estado de um jeito descontraído, mas sem perder o rigor da pesquisa.

“Todo mundo gosta de ouvir uma boa História”, diz Fabio, “mas muitas vezes historiadores acabam presos a um estilo de escrita e de apresentação acadêmicos que é difícil para quem não é da área. Desde 2015 Fabio mantém o site historiacapixaba.com, que já foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secult-ES, para compartilhar documentos históricos do estado, além de um canal no Youtube. Para ele, o podcast é mais um passo na divulgação da nossa história. “Senti que era necessário trazer esses pesquisadores excelentes para falar de um jeito que todo mundo entenderia e gostaria de ouvir.”

Ricardo gostou da proposta e começar o História Capixaba foi um processo rápido. “Existem muitas pesquisas interessantes sendo feitas aqui no Espírito Santo, então há muito o que dizer”, afirma. Apesar de alguns assuntos serem mais sérios, garante que tudo é tratado com muita leveza: “na maioria das vezes dá para dar uma boa gargalhada!”

O podcast foi lançado em abril de 2021 e já traz conversas com historiadores de  destaque de instituições como a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). Recentemente, Fabio e Ricardo conversaram com Luís Rafael Araújo Corrêa, professor do tradicional Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. No episódio, falaram sobre a fantástica história do índio Miguel Pestana, nascido em Reritiba (atual Anchieta, sul do Espírito Santo), que acabou preso e julgado pela Inquisição portuguesa em 1744.

Os episódios têm entre 40 e 50 minutos e são lançados a cada 15 dias, nas terças-feiras. Entre um e outro, o podcast episódios bônus, com partes da conversa que ficaram de fora do episódio final. A História Capixaba pode ser ouvida no Spotify, Amazon Music, Google Podcasts, Apple Podcasts e diversos outros agregadores na internet.