Uma das coisas mais difíceis para escritores iniciantes é explicar sobre o que sua história é. Aprenda aqui a criar a descrição perfeita para a sua história em uma única frase matadora, além de um título arrebatador que irão ajudá-lo a desenvolver um livro ainda melhor e vender a sua ideia muito mais facilmente!
Uma das coisas mais difíceis para escritores iniciantes é explicar sobre o que sua história é.
Sabe quando alguém pergunta para você, ou você pergunta para alguém: “seu livro é sobre o que?”, e a pessoa fala um monte de coisas mas, no final, não diz o que o livro realmente é? Quando você quer vender uma ideia, a outra pessoa nem sempre tem tempo pra ouvir explicações longas e vagas. Imagina que você vai falar com uma editora grande. Será que ela vai parar para ler páginas ou ouvir minutos de explicação sem nem te conhecer?
Você precisa ganhar a atenção dos outros de forma rápida e direta. Por isso há tanto conteúdo hoje voltado para super-heróis, por exemplo. É uma ideia já vendida. “Meu filme/livro é sobre o Homem Aranha” já diz tudo o que a pessoa precisa saber. Mas se você não é famoso, como um Youtuber chique, ou se ninguém conhece sua história, como a do Homem Aranha, você não tem essa chance de pré-venda da sua história. Você precisa saber explicar muito bem. Por isso, a ideia é você explicar sua história em uma única frase. O pitch.
Sua única frase precisa ser Matadora. Arrebatadora. Tem que contar tudo o que a pessoa precisa saber e conquistá-la de uma só vez. O que a sua frase precisa ter?
Agora essa é a parte mais complicada: se você ainda não começou a escrever, então o primeiro passo com certeza é pensar na sua frase e no seu título. Eles vão ajudar você a estruturar sua história depois. Mas se você já tem uma história escrita e está tendo dificuldades em fazer uma frase e um título com esses elementos, talvez você precise mudar sua história.
Eu sei, eu sei. como abandonar uma história que você ama tanto? A verdade é que se você não consegue fazer uma boa frase e um bom título, então talvez sua história não esteja tão boa assim. É claro que você pode resolver manter a sua história e me deixar de lado, mas as estatísticas provam que se você não tiver uma boa apresentação, a pessoa não vai passar nem da sua contracapa ou da sua orelha. Talvez nem da sua capa mesmo.
A dica final, então, é fazer mais de uma frase e mais de um título, e pedir para as pessoas mais próximas, mas principalmente para pessoas desconhecidas, avaliarem. Diga o que você está tentando alcançar e peça ajuda. Para moça da padaria, para algum aluno da sua faculdade. Acredite em mim. Vale a pena. O bom de fazer isso pessoalmente (e não pelo computador) é que você pega a pessoa desprevenida, e aí você vai realmente saber se a sua história é interessante o suficiente para atrair uma pessoa apressada pra fazer outra coisa. Pensa nisso.
O primeiro passo para uma boa história é ter um título e uma frase explicativa que dizem tudo o que o seu livro é e prometer ainda mais. E os dois tem que ter, de certa forma: ironia, imagem convincente e um público claro.