Depois de escrever um livro e ganhar um prêmio antes mesmo de publicá-lo, resolvi ajudar outros escritores iniciantes e alcançar o sucesso!
“Como escrever seu livro!” será um minicurso em 7 passos altamente detalhados e específicos que irão te ajudar a estruturar a sua história dentro de modelos já consagrados, criar personagens carismáticos e organizar seus capítulos a fim de fazer você chegar no final dessa jornada!
Bem-vindo ao minicurso Como escrever seu livro!
Por que você deveria me ouvir, entre tantos outros? Porque eu li a teoria e eu usei na prática. Meu primeiro romance recebeu um prêmio. Eu tenho muito a aprender, mas acho que estou no caminho certo. Então vamos lá?
Me baseio em livros como O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell, e Save the Cat, de Blake Snyder (muito influenciado por Syd Field, que escreveu o livro Screenplay). O primeiro te dá a teoria para uma estrutura narrativa milenar. O segundo mostra de forma prática como você pode colocar tudo isso em uma estrutura e escrever sua história.
O que eu vou falar de mais aqui? Já vi muitos artigos, vídeos e textos dando dicas de como escrever seu livro, mas são dicas simples e subjetivas, como se as pessoas não quisessem dar dicas de verdade. Dizer, por exemplo, que você tem que fazer um personagem carismático, é muito simples. Snyder dá o exemplo do filme Tomb Raider: o jogo é maravilhoso, por que o filme é ruim? Porque ela é bonita, inteligente, mas é fria e sem humor. Você não se identifica com ela. Você não gosta dela de verdade. Se você pensar em livros, eu li um romance uma vez Os Infinitos. De um autor famoso até. A ideia era interessante: o pai do personagem principal está morrendo, e família se reúne na casa em que ele está, mas diversos deuses também se reúnem por lá, e você acompanha os dois lados e vai descobrindo aos poucos o que está acontecendo. Mas o personagem principal é péssimo. Ele é bobo, sonso, você não se identifica com ninguém, na verdade.
O que eu venho dizer para você é que talvez tudo o que você precise é de um bom momento que define o seu personagem de cara. Nos primeiros momentos. O nome Save the Cat, do livro do Snyder, se refere a uma cena em que um personagem salva um gato preso em uma árvore. Ele não precisa falar nada, nem fazer muito. E rapidamente seu personagem se torna interessante, simpático, carismático. E a partir desse momento, você terá um personagem que as pessoas vão gostar e vão querer conhecer melhor.
É esse tipo de coisa que eu quero falar nesse minicurso, e muito mais. Preparado? Nos vemos no segundo vídeo.