Como fazer um personagem que seus leitores gostarão de acompanhar? Este é o assunto do vídeo de hoje, onde discuto as principais características que todos os heróis tem que ter para agradar seus leitores. Ficou interessado?! Assista!
Depois que você sabe sobre o que é a sua história, o próximo passo é descobrir sobre “quem” é a sua história.
O personagem principal é a porta de entrada do leitor para o seu universo, ele que vai fazer seus leitores se identificarem com a história, o que significa que ele tem tudo a ver com seu público leitor também. A frase que define o seu livro, portanto, deve falar sobre o seu personagem, e dar uma qualidade para ele. Algo como “o livro é sobre um jovem solitário que…”.
Resumindo, para ter uma boa frase, você precisará:
Não importa muito qual você define primeiro: seu herói ou a estrutura que você vai usar. O importante é que o herói sirva ao propósito da categoria de história que você selecionou. Normalmente você já tem uma boa dica sobre o seu herói na sua frase explicativa, mas é preciso se aprofundar, trabalhar os seus personagens a fim de encontrar o melhor conflito para o seu herói.
Para resumir, seu herói deve ser alguém que:
Agora que você tem um bom herói, sua motivação deve ser básica, simples de entender, como:
Alguma coisa primitiva, fundamental, essencial (no sentido de que fala diretamente com a essência humana e todos somos capazes de nos identificar).
Por fim, sua história deve ser sobre um personagem:
Agora é a hora de atualizar a sua frase. Ela se tornará o DNA do seu livro, da sua história, será a base a partir da qual você construirá o seu texto e o ajudará a seguir o caminho para o sucesso. A frase com mais conflito, com o herói e vilão melhor definidos, e um objetivo claro e fundamental será a vencedora. E se durante a sua escrita você pensar em uma forma melhor de escrevê-la, volte lá e atualize a frase. E garanta que o seu livro se mantém dentro do que ela apresenta.