O site Clube do Farol publicou recentemente uma resenha de Beije-me em Barcelona, assinada pela crítica Elisabete Finco. O texto, bastante animador, traz comentários interessantes da obra.
A autora começa comentando como o livro apresenta novas culturas, como a portuguesa e a espanhola, sem deixar nossa própria cultura de lado. “Adorei isso!”, ela afirma, e continua: “Outra coisa interessante são as observações de um recém-chegado a um país diferente e como é fácil encontrar brasileiros em qualquer lugar do mundo.”
“Em vários momentos amei várias tiradas do personagem principal e me surpreendi rindo em alguns momentos”, escreve Elisabete. “Mas principalmente ainda estou admirada da coragem de uma autobiografia fictícia”. Ela, como outros que leram o livro, comenta sobre onde estaria a linha que divide o que é realidade e o que é ficção na obra, um assunto já comentado aqui no site.
A resenhista diz ainda que o livro a lembra um diário, “íntimo e secreto”, assim como um diário de viagem, “com as delícias das descobertas da viagem a Espanha: arquitetura, cultura e dicas para quem possa vir a se aventurar um dia nesses locais”. E de fato, ela se sentiu tão próxima de Isaque que “Depois de um tempo eu me senti um quarto membro, me juntando ao trio inicial que vai passar a virada de ano em Barcelona”.
Elisabete destaca também as partes engraçadas de Beije-me em Barcelona: “As tiradas de humor foram ótimas e a passagem na Avenida Diagonal ganhou minha simpatia imediata”. Sobre o romance entre os personagens principais, ela escreveu: “A atitude de Luíza realmente me comoveu muito e o modo de Isaque agir no final daqueles três dias me fizeram torcer para ele ser feliz, porque tudo que tem um começo correto, se mantem firme enquanto cresce e permanece”.
Leia a resenha completa:
Beije-me em Barcelona no Clube do Farol
Faça o download gratuito de Beije-me em Barcelona até domingo, 24 de setembro!