Matéria sobre o lançamento da série de livros Vitória em Monumentos, do Projeto Visitar, realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória e realizado pelo Instituto Goia. Os livros foram escritos em co-autoria por mim, Pedro Canal Filho, Bruno Blank e Marcela Oliveira.
Trecho:
Resultado do trabalho de pesquisa dos técnicos que participam do Projeto Visitar, desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Vitória e pelo Instituto Goia, a Coleção Vitória em Monumentos – Série I será lançada, nesta terça-feira (21), às 19 horas, no Theatro Carlos Gomes. Essa primeira coleção contém cinco volumes que abordam os seguintes patrimônios: o Convento São Francisco, as Igrejas de São Gonçalo Garcia e de Nossa Senhora do Rosário, o Convento e Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo e a Catedral Metropolitana de Vitória.
Os cinco títulos têm destacada relevância na historiografia capixaba e serão utilizados também para divulgação dos monumentos que servem como atrativos turísticos. Os monumentos representados na coleção podem ser visitados regularmente, pois estão contemplados no Projeto Visitar, desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Vitória (Semtur) no Centro Histórico de Vitória. A impressão coube à Editora da Universidade Federal do Espírito Santo (Edufes), que também fará a distribuição. A publicação fará parte do acervo de 96 livrarias ligadas a editoras universitárias em todo o país. Bibliotecas públicas municipais e estaduais também receberão um exemplar, assim como as escolas da rede de ensino da Prefeitura de Vitória.
Distribuição
Os interessados podem obter os volumes na sede do Instituto Goia (Rua Nestor Gomes, 244, Centro Histórico de Vitória, telefone 3322-6418) ou na Livraria da Ufes/Edufes (anexo ao Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras). A maioria dos exemplares será distribuída e a meta é atingir um público amplo e diversificado, entre eles, as secretarias de Cultura e Educação, bibliotecas públicas, faculdades, entidades de fomento ao turismo histórico-cultural, como o Ministério do Turismo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de conselhos representativos e Centros Federais de Educação.
Quem desejar a coleção também tem a opção de procurar um dos monumentos contemplados na publicação. O valor é de R$ 60,00 e os exemplares servirão como lembrança do passeio. Deverão ser vendidos 200 exemplares dos mil confeccionados e o dinheiro será revertido ao Instituto Goia, parceiro do projeto desde a sua criação, e à Edufes, que também oferecerá os livros. A coleção tem como proposta fomentar a história e a cultura locais e, por consequência, reforçar o valor do Centro Histórico de Vitória, em especial seus monumentos no panorama nacional e internacional do turismo. O trabalho estimula a valorização da memória e da autoestima do capixaba, além de servir de lembrança do patrimônio que apresenta uma época remota e significativa do passado da Capital.