Citação como referência em imagem utilizada pelo historiador Estilaque Ferreira dos Santos em livro sobre a Câmara Municipal de Vitória, no Espírito Santo. A imagem foi retirada do site do Projeto Spirito Sancto, de minha autoria.
Trecho:
E quando deslocou-se para o Brasil, na companhia do donatário da Bahia, Francisco Pereira Coutinho, Duarte de Lemos logo transferiu-se para o Espírito Santo a convite de seu antigo companheiro na Índia, Vasco Coutinho. E é dessa época um dos mais importantes documentos de toda a nossa história, o documento que eu considero a verdadeira “certidão de nascimento” de Vitória. Trata-se de um alvará assinado por Vasco Fernandes Coutinho, por meio do qual o donatário fez doação a Duarte de Lemos da “ilha Grande que está da barra para dentro que se chama de Santo Antônio”, datado de 15 de julho de 1537.
Roteiro de todos os sinais…(1585-1590). Mapa de Luís Teixeira. (Biblioteca da Ajuda – Portugal) Fonte: REIS, Fábio Paiva. A Capitania do Espírito Santo nos mapas portugueses do século XVII. Disponível <www.academia.edu>