Fabio Paiva Reis



Historiador, doutor em História pela Univerdade do Minho em Portugal e criador do site Spirito Sancto, onde compartilho documentos históricos do Espírito Santo. Fotógrafo amador e nerd assumido, comecei a investir em literatura em 2016, quando escrevi meu primeiro romance, Beije-me em Barcelona.

Biografia

F abio Paiva Reis nasceu em 3 de fevereiro de 1986 e é historiador, doutor pela Universidade do Minho, em Portugal.

Natural de Vitória, capital do Espírito Santo, concluiu a licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2008 e, no meio de 2009, deixou a família e os amigos e mudou-se para São Paulo, onde fez o Mestrado em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dez dias depois de defender sua dissertação, em outubro de 2011, entrou em um avião e foi para o Velho Mundo iniciar seu doutorado e dar continuidade às suas pesquisas, na Universidade do Minho, em Portugal.

Voltando para o Brasil em meados de 2013, começou a se dedicar a projetos pessoais. Iniciou pesquisas para um projeto de documentos históricos do Espírito Santo e também para a escrita de seu primeiro romance, Um Reencontro.

Foi em 2016 que decidiu trocar seu emprego do momento e investir em seus sonhos. Ambos os projetos foram postos em prática e trouxeram importantes frutos em sua vida pessoal e profissional. No site do Spirito Sancto, Fabio compartilha documentos históricos capixabas, comentados em seu canal no Youtube. Beije-me em Barcelona, seu primeiro romance, é semi-autobiográfico e conta a história de um jovem que luta contra seus problemas quando se descobre apaixonado por sua ex-namorada. Ambos os projetos foram selecionados e premiados nos editais do Funcultura 2016 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

Hoje, Fabio mora no interior do estado do Espírito Santo e trabalha como professor substituto de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Ibatiba, ensinando alunos do primeiro e do segundo ano. Tem uma linda esposa, Thais, que inspirou seu primeiro romance, com a qual tem duas gatinhas adotadas: Jade e Mimi.

Beije-me em Barcelona será lançado em 2017.


Pode parecer senso comum, mas apesar de ter sonhado com a publicação de Beije-me em Barcelona, não imaginava que ele seria premiado antes mesmo de ser impresso.