Biografia

Fabio Paiva Reis nasceu em 3 de fevereiro de 1986 e é historiador, doutor pela Universidade do Minho, em Portugal.

Natural de Vitória, capital do Espírito Santo, concluiu a licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo em 2008, mudando-se para São Paulo em seguida, onde fez o Mestrado em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Dias depois de defender sua dissertação, em 2011, iniciou o doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, na área de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, que defendeu com nota máxima em 2017.

Voltando para o Brasil em meados de 2013, começou a se dedicar a projetos pessoais. Iniciou pesquisas para um projeto de documentos históricos do Espírito Santo e também para a escrita de seu primeiro romance.

Meus projetos pessoais foram colocados em prática efetivamente em 2016. No site do Spirito Sancto, eu compartilho documentos históricos capixabas, comentados em meu canal no Youtube. Beije-me em Barcelona, meu primeiro romance, é semi-autobiográfico e conta a história de um jovem que luta contra seus problemas quando se descobre apaixonado por sua ex-namorada. Ambos os projetos foram selecionados e premiados nos editais do Funcultura 2016 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

Profissionalmente, comecei minha carreira ainda em 2006, quando entrei para o time do Projeto Visitar, da Prefeitura de Vitória em conjunto com o Instituto Goia. Lá, após um período de estágio, tornei-me supervisor do projeto, ajudando nosso time na criação de diversos materiais relacionados ao centro histórico da cidade, incluindo a publicação de livros, preparação de documentários e instalação das placas de sinalização turística de Vitória.

Após 2009, trabalhei em diferentes escolas de inglês, desenvolvendo minhas habilidades na língua inglesa, como professor e também na criação de conteúdos, o que seria importante para mim a partir de 2014 quando, de volta ao Brasil, comecei a trabalhar na maior empresa de coaching profissional do país, criando conteúdo em inglês e português para artigos científicos e de divulgação, além de preparar e atualizar treinamentos e cursos voltados para áreas afins.

Após uma temporada como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, mudei-me para Belo Horizonte, onde aceitei o convite para integrar o time da WAY American School, uma escola americana que oferece programas de High School em parceria com escolas brasileiras.

Hoje, trabalho como professor, ministrando aulas de diferentes disciplinas em inglês, utilizando a metodologia de Aprendizado Baseado em Evidências, além de integrar o time de Marketing, colaborando com a criação de conteúdo para sites e redes sociais relacionado a educação.

Formação


  • 2011-2017Doutorado em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa (UMinho)

    Vivendo 2 anos em Portugal, tive a oportunidade de desenvolver uma tese de doutorado que se tornou a mais importante pesquisa sobre cartografia do Espírito Santo, explorando e analisando mais de 40 dos mapas mais antigos da região. Nesta época, criei o projeto Spirito Sancto, para compartilhar as fontes históricas que reuni, e comecei a investir em cursos de marketing para aprender a dar visibilidade para o site.
  • 2009-2011Mestrado em História Social (PUC-SP)

    Durante o mestrado, tive minha primeira experiência vivendo em outra cidade e com meu primeiro emprego como professor. Na universidade, trabalhei com colegas para criar uma Revista de Produção de Estudantes, para ajudar a divulgar o que os alunos estavam fazendo, e fiz uma pesquisa sobre História do Espírito Santo que levou a uma dissertação com nota máxima.
  • 2018-Em AndamentoPós-Graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia (UCAM)

    Após entrar profissionalmente e definitivamente na área de educação, decidi cursar uma pós-graduação da Universidade Cândido Mendes sobre metodologia do ensino, para garantir que estou atuando como um professor atualizado e ciente das melhores metodologias para a sala de aula.
  • 2005-2008Licenciatura em História (UFES)

    Com a licenciatura em História, aprendi não apenas como ser um bom professor, mas também como fazer pesquisa histórica e entender como o conhecimento histórico é cada vez mais importante para a compreensão da nossa sociedade. Durante o curso, trabalhei no projeto Visitar do Instituto Goia, criando conteúdo sobre a história do Espírito Santo.

Experiência



Destaques


Publicações