Clipping (Câmara Municipal de Vitória) – História da Câmara Municipal de Vitória: os atos e as atas
01/01/2014
Clipping (Câmara Municipal de Vitória) – Breve histórico e diagnóstico socioeconomico: Região I – Centro
01/01/2015
Mostrar todos

Clipping (UFMG) – “O campo das esmeraldas”: as permanências dos antigos roteiros paulistas nas  Minas Gerais (1760-1800)

Citação em artigo do pesquisador Adriano Toledo Paiva publicado no XVI Seminário sobre a Economia Mineira: Repensando o Brasil, realizado em Diamantina nos dias 15 A 20 de setembro de 2014.

Trecho:

Haruf S. Espíndola afirma que o Rio Doce foi importante ponto de definição das fronteiras entre as capitanias de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. (ESPINDOLA, 2005, p.33-72) Deste modo, o uso do argumento da fronteira natural era empregado na demarcação de limites e na representação espacial dos conquistadores.8 O território do Espírito Santo estaria circunscrito ao Rio Itabapoana (Tapoana) e o Peruipe (Sul da Bahia). (REIS, 2011, p.105-106)

(…)

Para Fábio Paiva Reis, o roteiro de Marcos de Azeredo fundamentou a ideia de localização espacial da Serra das Esmeraldas nas proximidades de um afluente do “Rio Asussi”, que recebia o nome de “Rio das esmeraldas”. (REIS, 2011, p. 44-48, 120)

(…)

REIS, Fábio Paiva. A Serra das esmeraldas: Cartografia, Imaginário e conflitos territoriais na Capitania do Espírito Santo (século XVII). Dissertação de Mestrado, São Paulo: PUC-SP, 2011.

 

Fabio
Fabio
Eu sou criador de conteúdo, curioso sobre tudo e especialista em pesquisar no Google. Sou um historiador, um professor com doutorado e anos de experiência na criação de conteúdo para as áreas acadêmicas e de marketing, incluindo livros, artigos para web e posts em mídias sociais. Eu gosto de fazer as coisas acontecerem e de liderar pequenas equipes por influência para alcançar grande sucesso. Eu criei o projeto Spirito Sancto, que torna a História mais acessível, e uma editora para autores independentes. Eu também sou escritor, com um romance premiado chamado Beije-me em Barcelona e vários livros de História.

Deixe um comentário