Clipping (Unesp) – Um huron perfeito: presença francesa nas crônicas de Lima Barreto para a revista Careta (1915-1922)

Um Reencontro é selecionado em edital da Secult
22/11/2016
Clipping (UFMG) – Modelamento 3D de pegmatito com uso de GPR, geoquímica e estatística multivariada: exemplo de um pegmatito do distrito de Antônio Ferreira – Franciscópolis/MG
06/03/2017
clipping-2017-02-21 unesp

Citação em uma dissertação de mestrado, defendida em 2017 por Rodrigo Aparecido Ribeiro da Silva na Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Trecho:

O Edito de Nantes, promulgado pelo rei francês Henrique IV em 1598, concedeu, ainda que de forma limitada, direitos religiosos, civis e políticos aos protestantes da França (huguenotes), depois de 36 anos de perseguições e massacres por todo o país. O culto reformado era proibido em diversas situações, no entanto, autorizava-se a reunião de assembleias políticas reformadas, que poderiam eleger cônsules especiais junto à Corte. As tensões entre católicos e protestantes voltaram a recrudescer, culminando com a revogação do Edito de Nantes em 1685, por Luís XIV. O documento previa, entre outras ações, a destruição de templos protestantes, a interdição das assembleias reformadas e dos cultos e o exílio imediato dos pastores não convertidos. Ver REIS, s/d, p. 11-15.

(…)

REIS, Fabio Paiva. Ensaio sobre Calvino, o protestantismo na França e o Edito de Nantes. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/ensaio-sobre-calvino-o-protestantismona-franca-e-edito-de-nantes/27114/. Acesso em: 26 nov. 2016.

Fabio
Fabio
Eu sou criador de conteúdo, curioso sobre tudo e especialista em pesquisar no Google. Sou um historiador, um professor com doutorado e anos de experiência na criação de conteúdo para as áreas acadêmicas e de marketing, incluindo livros, artigos para web e posts em mídias sociais. Eu gosto de fazer as coisas acontecerem e de liderar pequenas equipes por influência para alcançar grande sucesso. Eu criei o projeto Spirito Sancto, que torna a História mais acessível, e uma editora para autores independentes. Eu também sou escritor, com um romance premiado chamado Beije-me em Barcelona e vários livros de História.

Deixe um comentário